sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Do dia

Quando você se "avacalha" ou se mostra com um humor além do padrão poucas pessoas te levam à sério.
É importante saber que bom humor nada tem a ver com ausência ou excesso de conteúdo.
#bloseando

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Igreja e evangelho

Sou cristã/católica e frequento grupos de oração da RCC na minha região, amo o Senhor e vivo sedenta da palavra. Não sou tradicional/religiosa, creio num Deus que mandou seu filho Jesus para levar na cruz as minhas enfermidades, neuras, culpas, medos, pecados e tudo de pesado e ruim, para que eu pudesse aprender a viver tranquila, em comunhão com Ele. E creio que o desafio do ser-humano está em descansar em Deus e crer nesse Amor imenso que me transforma de dentro pra fora.
Está cada vez mais difícil ouvir um evangelho que não seja da Graça! Um evangelho que não coloca medo ou não fale de um Deus que humilha e pune os próprios filhos.
O sacrifício está a cada dia sendo descaracterizado e confundido pelo esforço próprio. Jesus se tornou apenas "mais uma ferramenta" para atingirmos a "perfeição" religiosa. O resultado são fiéis amedrontados e fugindo de uma comunhão plena e intimidade com o Amor do Pai, através de Jesus, por vergonha e por não perceberem que Deus é amor, está perto e disponível. E que é esse AMOR que transforma de verdade, de dentro pra fora, e não o peso do medo e da punição.
Quem muda de verdade? O ser -humano que percebe que é amado, de dentro pra fora, quando tem alguém que ama, acredita nele e não o julga, e que o orienta e disciplina com amor? Ou aquele que é subjugado por medo de ser punido, não ser aceito, ou por ter medo de ser exposto?!
A simplicidade de Jesus afronta os intelectuais e confunde os estudiosos que lêem um livro vivo sem Vida.
Tá ficando difícil, juro!
A igreja está sedenta de Vida...
Cá estou eu bloseando com meus botões.

Bloseando nostalgia

Relendo meus desabafos internos, revi um dos momentos que bloseando com meus botões "vomitei" "Natureza".
Registro de 29/09/17, sempre atual para o povo brasileiro.

A natureza é forte
Brota tristeza, brota perdão.
Acorda cedo, sai sem café
Sol escaldante requenta as memórias do dia anterior.
A natureza é forte
Brota tristeza, brota amor.
Sorriso largo mantém o trabalho,
Suor na face mantém o salário
Ideia tem preço, sobrevivência!
Mecanicamente finge competência.
A natureza é forte
Brota tristeza, brota coragem.
Almoço fácil só quando vem,
Pão, alegria, pão, solidão
Mente que não tem fome,
Toma água para disfarçar.
Café turbina os pensamentos
Convence o ego que é dieta.
A natureza é frágil
Brota tristeza, brota vazio.
Projetos não saem do papel
Sobra desejo, falta vontade
Falta dinheiro, sobram palavras
"Cuidado para não sonhar demais! Loucura pouca não paga as dívidas."
Tem que ser doido o suficiente para escolher não pirar.
A natureza é forte, semeia inocência, brota saudade.

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Roraima, Refugiados e a ignorância dos esclarecidos

Brasil - Norte - Amazônia - Roraima - Boa Vista

Sobre Venezuelanos refugiados em Roraima, sobre fome, sobre alto índice de criminalidade, sobre desumanidade, sobre extremo e sobre pseudos intelectuais que não enxergam além dos muros confortáveis de seu umbigo.
Alice ainda vive no país das maravilhas, ainda é reconhecida pela rainha, ainda é heroína, ainda foge da realidade apontando soluções subumanas...Sobram títulos acadêmicos, abunda ignorância.
Apontaram como solução a criação de um campo de refugiados. Com a cultura que temos?! 
Acorda Alice!!!!! Tanta gente esclarecida falando bobagem.
Alguém já viu um campo de refugiados?! Sim, é bem diferente de um campo de concentração.
Mas ainda assim, sabe o que é juntar centenas de pessoas na miséria, sem esperança, no limite da pobreza humana, num mesmo local?! Sabe o índice de estupro de vulneráveis que acontece num local desse? Sabe o cheiro desse lugar? Vocês viveriam num lugar com banheiros e quartos compartilhados?
A vida não é um filme bonitinho onde os campos de refugiados são colônias fofas de casinhas padronizadas e saneamento básico.
Também me incomoda essa debandada dos venezuelanos para o Brasil, mas me incomoda mais ver disseminação do ódio num discurso ridículo de esclarecidos.
Deus queira que nunca precisemos fugir do nosso canto pra tentar sobreviver em outro lugar.
Roraima é um grão de areia no mundo, vivemos uma realidade privilegiada comparado a outros estados brasileiros. Mas o mundo não se resume a Roraima. Se respingando um pouquinho dos problemas com refugiados (que outros países tem enfrentado), já se fala em construção de campo de refugiados, que dirá se começarem a vir debandada de refugiados de outros países...
Concordo que não temos estrutura pra receber tanta gente. Mas na boa?! Não temos estrutura nem pra gente daqui! A solução?! Geração de emprego e renda, gastar dinheiro reestruturando hospitais, escolas, postos. Estruturar a segurança pública, investir na construção de casas em conjuntos habitacionais.

O mundo está em crise, há refugiados por todos os lados, em todos os países. As culturas divergem, os idiomas são diferentes, mas Deus, estamos falando de seres-humanos!!!!!
Enquanto o olhar da humanidade for caridoso apenas consigo estaremos perdidos na lama da desumanidade.

Sobre saudade

Sobre saudade...
Sobrevivemos bem com a falta! A ausência se torna presença com o tempo e a memória fica "rarefeita". Tudo se transforma em boas lembranças de gratidão.
Dor não define saudade! Saudade é mais um incomodo doce no peito, uma sensação amarga e ao mesmo tempo gostosa de pertencer ao que não cabe mais, mas que sempre será uma parte de nós; diria até que é um apego da razão.
Sentir saudade é bom.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Florir

Inicio a madrugada  papeando internamente, "bloseando" com os meus botões...

Disseram que ela tinha que parar de rir alto, gargalhar era coisa de mulher vulgar!
Disseram que ela tinha que parar de expressar suas opiniões, tinha que "emburrecer" e se "enfeiar" para não ser ameaça e manter a sua "sobrevivência".
Adoeceram-a com os seus padrões, inventaram histórias bizarras, falavam todo o tempo que ela tinha que ser "meeeenos"! Menos espontânea, menos curiosa, menos investigativa, menos culta, menos alegre, menos profissional, menos artista, menos leitora de tudo o que gostava, que tinha que ser uma coisa ou outra, cantora e jurista não dava, não se encaixava no aceitável, afinal ninguém pode fazer tudo ao mesmo tempo...
Ela passou a usar tons pastéis, sorrir contida, começou a ler menos, dormir mais, cantar menos, ouvir mais... Passou a ver os outros fazendo tudo o que diziam que ela não podia fazer.
Disseram que ela tinha que mudar, ser evangélica, católica, espírita, religiosa, que ela não podia falar de Jesus com intimidade, era pecado. Que não podia falar do amor de Deus, de graça, de favor imerecido! Disseram que ela tinha que ser paciente, que não podia estourar com injustiça, que tinha que baixar a cabeça, que não podia ajudar o mendigo da esquina, que tinha que escolher um único ofício....
Disseram que ela tinha que ser... Ela respondeu: "Foda-se", com amor! #❤

Em dias de cansaço

Deus onde está se não tão perto?! Dentro do templo sagrado do meu coração. Onde está a chave de acesso? Acesso a Tua voz? Acesso ao Teu que...